quarta-feira, 11 de novembro de 2015

10a Jornada Sporting - Arouca

Sporting 1 - Arouca 0
8.10.2015
Árbitro: Cosme Machado


Sporting vence Arouca no limite. O Arouca defendeu, defendeu e defendeu. Normalmente bem. Mas uma desatencão no fim ditou um golo de Slimani que foi merecido. Muita polémica no jog, com pedidos de penálty para as duas equipas e com várias expulsões e atitudes vergonhosas.

Lances polémicos

Penalty sobre Adrien


Adrien tenta entrar na área, mas leva um encosto e cai já dentro da área. Existe efectivamente algum contacto com a mão e perna dos jogadores, mas sinceramente não acho que seja suficiente para Adrien cair. Sentiu o contacto e deixou-se cair quando viu que não chegaria à bola.


Penalty de Naldo.


Naldo cai e ao cair derruba o jogador do Arouca que tentava chegar à bola. É um lance polémico e com muitas opiniões diferentes. Naldo efectivamente escorrega e a sua queda impede o jogador do Arouca de chegar à bola. Muitos especialistas dizem que não é penalty. Outros dizem que é. Parece-me duvidoso e penso que aqui se tem que aceitar o critério do árbitro ao decidir que foi sem intencão. Assim como se aceitaria se fosse ao contrário. Eu sinceramente acho que deveria ter sido assinalado penalty. Baseio a minha opinião no facto de achar que o Naldo percebeu que tinha perdido a possibilidade de cortar a bola e tenta colocar-se à frente do jogador do Arouca. Acabou por derruba-lo e por isso acho que é penalty.

Cartão vermelho a Naldo



https://vine.co/v/elmBiPiUeL1

Lito Vidigal entra em campo e tira a bola a Naldo e este responde com um empurrão. Foram ambos expulsos.
Lito Vidigal tem um nome de que gosto. Gosto da história dos irmãos Vidigal e fui um grande fã do seu irmão que jogou no Sporting. Mas aquilo que me recordo melhor do Lito foi num jogo Portugal-Angola ter ido apertar a mão ao árbitro e no ultimo momento ter tirado a mão e penteado o cabelo. Lembro de ter achado uma vergonha (eu também já fiz isso, mas tinha 7 anos).
Ao longo dos anos tenho visto o Lito aqui e ali até com atitudes que valorizo, mas essa imagem ficou-me sempre na cabeca.
O que aconteceu neste último jogo foi surreal. Um treinador a entrar em campo para tirar a bola a um jogador adversário. Acho que nunca tinha visto. Naldo reage mal e empurra Lito (um chega pra lá) e Lito tem a pouco vergonha de se atirar para o chão de uma maneira que até achei que ia pedir penalty.
Foram os dois expulsos, e bem! Mas no dia em que os treinadores, ou quaisquer membros da equipa possam entrar em campo e impedir os jogadores de jogar, estamos muito mal.
Houve justica poética, uma vez que aquele bater de palmas de Lito ao sair de campo super orgulhoso do que tinha feito, respondeu Slimani com um golo cheio de oportunidade.

E já agora... Intensómetro? Alguém tem?




De salientar também a diferenca entre as imagens do lance disponibilizadas. No do Naldo apenas mostram o empurrão do Naldo e dizem que Lito reagiu a um lance polémico. No caso do Gaitan já dizem que Slimani e Gaintan pegados por uma entrada rispida do argelino, e param a repeticao antes do empurrao do Gaitan


PS: Soube agora que Naldo está castigado pelo menos 2 jogos enquanto decorre o processo e Lito vai pagar 40 euros. Está bem. Se calhar.



Penalty cometido por Slimani


Recebi de um leitor esta imagem de um lance em que Slimani carrega por trás um jogador do Arouca. Parece-me falta óbvia. A bola nem sequer está perto dos jogadores, pelo que o lance parece ainda mais estranho.
Não tinha colocado o lance aqui porque vi o jogo em directo e não me apercebi do lance. E tenho quase a certeza que não foi referido na transmissão. Mas ainda bem que alguém anda atento.
Como já escrevi aqui no blog, a ideia não é dissecar todas as accões dos árbitros, mas criar um base de dados com imagens e documentacão concreta sobre os lances polémicos dos jogos dos três grandes. Este lance, apesar de não ter sido perceptível na transmissão da TV é um lance que merece ser aqui incluido.

3 comentários:

  1. Neste último video, além da ausência de cartão ao Gaitan por empurrar o Slimani (na minha opinião até com mais força que o empurrão do Naldo), vê-se o Jonas a fazer um gesto a pedir cartão. Lembro-me de cartões mostrados ao Slimani na época passada pela mesma razão, um deles mostrado, curiosamente, pelo Xistra.

    ResponderEliminar
  2. E onde está o lance no início da segunda parte em que o Slimani faz uma falta na própria área (penalty contra o Sporting)?
    Para os mais esquecidos está aqui o lance: http://4.bp.blogspot.com/-TalUnPRY-84/VkTDw7a7xMI/AAAAAAAAUkU/PqJTQrWCFsE/s1600/10J%2Bcasos%2Bsporting%2B%2B2.gif

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já coloquei referência a esse lance no post. Vi o jogo na tv e não vi esse lance e tenho quase a certeza que não foi referido. Felicito-me por haver quem queira rever os jogos tão minuciosamente de modo a que passado uma semana encontrem alguns lances que ninguém se apercebeu. Obrigado pela dica. Já agora, quais são as tuas opiniões em relacão aos outros lances que refiro no post? E qual a opinião em relacão a outros jogos? Do Sporting, se for o que mais te interesse. Ou dos outros também.

      Eliminar