segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

17a Jornada Sporting - Braga

Sporting 3 - Braga 2
10.1.2016
Árbitro: Jorge Sousa

Mais uma vez se assistiu a um bom jogo entre Sporting e Braga e mais uma vez acabou por ser uma exibicão épica (neste caso para o Sporting, no jogo da Taca calhou ao Braga).
Num jogo em que o Braga comecou por criar mais perigo, o Sporting conseguiu superiorizar-se na primeira parte, com boas oportunidades de golo. Mas o futebol não se ganha com chances de golo, e o Braga consegue ir para o intervalo com uma vantagem de dois golos que, apesar de legítimada por dois bons golos, era completamente contrária à história do jogo.
Na segunda parte o Sporting foi avassalador (e neste caso, foi mesmo) e marcou 3 golos. Podia ter marcado mais, assim como o Braga também teve, pelo menos, duas muito boas oportunidade de também marcar. Venceu a equipa que foi melhor durante os 90 minutos, mas ambas dignificaram, e muito, o jogo.


Lances polémicos

Golo anulado a Slimani

As imagens mostram que Slimani está com os pés antes da linha de fora de jogo, mas todo o corpo está adiantado em relacão a esta. Do que conheco das regras, existe fora de jogo se o corpo estiver para lá da linha de fora de jogo, à excepcão dos bracos, pois não é permitido usar os mesmos para jogar a bola. É um fora de jogo no limite, mas bem marcado pelo auxiliar.

Penalty para o Sporting

Após o centro de Gelson, o defesa toca e desvia a bola com o braco. Falta indiscutível, mas na altura ficou a dúvida se seria dentro da área.
Tirando o presidente o Braga (com declaracões absurdas) ninguém do Sporting de Braga disse que não era penalty. O próprio treinador disse que era humanamente impossível ter a certeza. Admito que realmente seja difícil ter a certeza num lance daqueles, mas a verdade é que as imagens mostram que a falta foi mesmo dentro da área.
Pela teoria de Paulo Fonseca, como o árbitro não podia ter certeza se foi dentro ou não, teria forcosamente que marcar a falta fora da área. Não posso concordar com essa ideia. Até porque nesse caso é que seria um erro e grave. O árbitro decidiu e (talvez com um palpite de sorte) acertou na decisão.


Novo penalty para o Sporting

Este penalty é ainda mais claro que o anterior, uma vez que foi mesmo no interior da área. Se um defesa levanta o braco daquela forma dentro da área e desvia a bola, tem que ser falta. Até porque se fosse no meio campo, a falta seria certamente marcada, como aliás aconteceu momentos mais tarde quando Adrien tem um lance idêntico junto à linha lateral. Penalty por assinalar.


Falta para cartão de João Mário

João Mário tenta jogar a bola, mas toca apenas no joelho de Rafa. Não havia qualquer jogada de perigo, mas foi imprudente na forma que disputou a bola, pelo que se exigia um cartão amarelo para João Mário.


Agressão de Slimani?

Esta é uma criacão de uma máquina de propaganda vermelha, que não se conforma ter sido derrotada três vez este ano por uma equipa que foi melhor em todos os jogos. O Slimani teve uma atitude incorrecta no jogo da Taca em Alvalade quando agrediu Samaris. Sim, agrediu Samaris e eu não sei a razão. Samaris também agrediu Bryan Ruiz no jogo dos 3-0 e também não sei porquê. Mas isso não é razão para encontrarem agressões cada vez que Slimani toca num adversário.
Neste caso Slimani apenas toca no jogador do Braga no decorrer de um lance casual. Não existe sequer falta e muito menos agressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário