terça-feira, 19 de janeiro de 2016

18a Jornada Sporting - Tondela

Sporting 2 - Tondela 2
15.1.2016
Árbitro: Luis Ferreira

O líder Sporting perde dois pontos no confronto com o último, o Tondela. O Tondela entrou bem no jogo com uma pressão forte. Após um início em que não conseguiu mandar no jogo, o Sporting comecou a chegar-se mais à frente e a colocar o Tondela em sentido. Mas num lance de conta-ataque perigoso, o árbitro Luis Ferreira teve uma decisão polémica que custou um penalty ao Sporting, a expulsão do seu GR e a desvantagem no marcador.
A partir desse momento, o Sporting acelerou o jogo e conseguiu vários lances de perigo e acabaria por empatar e mais tarde colocar-se em vantagem.
Quando o jogo já caminhava para o final, um ataque do Tondela, que até parecia inofensivo, deu a oportunidade a Chamorro, acabado de entrar, para fazer o golo do empate que prevaleceu até final.


Lances polémicos

Penalty e vermelho para Rui Patrício

Lance que deixa muitas dúvidas com as opiniões a dividirem-se. O lance é complexo, uma vez que existe contacto do GR com o avancado, contacto do GR com a bola e um tropecão do avancado num tufo de relva.
Na minha visão do lance, o contacto entre Rui Patricio e o avancado acontece depois (ou no limite, ao mesmo tempo) do contacto com a bola e por isso, acho que não é falta. No entanto, apenas é possível ter esta percepcão através das imagens da camera atrás da baliza. De outro ângulo, dá a impressão que o jogador do Tondela se desequilibra antes do contacto de Rui Patrício com a bola. Apenas a outra imagem mostra que essa "queda" acontece devido a um tufo de relva.
Apesar de achar que não é penalty, a verdade é que, o árbitro da posicão em que estava, pode ter sido levado a pensar que foi Rui Patrício a provocar a queda do jogador do Tondela.
Rui Patrício foi expulso no lance. Como considero que não foi falta, a expulsão é injusta. Mas ao marcar falta, tem que mostrar vermelho, pois o lance é frontal à baliza.



Apesar de até conseguir aceitar o erro do árbitro, a verdade é que este teve durante todo o jogo decisões ridículas. Perdoou inúmeras vezes perdas de tempo dos jogadores do Tondela, marcou incontáveis faltas e lancamentos ao contrário. Por vezes até dava a entender que não fazia a mínima ideia de qual seria a decisão correcta. Ok, isso faz dele apenas incompetente, mas acabar por marcar sempre a favor do Tondela revela ser tendencioso.

Houve mais um lance na área do Tondela, em que um defesa corta a bola com a cabeca e o árbitro marca penalty e preparava-se para expulsar o dito jogador. Ainda bem que o árbitro assistente conseguiu ver o lance, porque seria uma vergonha e uma injustica marcar aquele penalty. O árbitro estava muito bem colocado nesse lance e não se entende como pode ter visto de maneira diferente.

Árbitro muito fraquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário