segunda-feira, 28 de agosto de 2017

4a Jornada Sporting - Estoril

Sporting - Estoril
27.8.2017
Árbitro: Luis Godinho



           https://desporto.sapo.pt/futebol/jogo/sporting-cp-vs-estoril-praia-361798#videos

O Sporting levou de vencida o Estoril em Alvalade. O jogo começou com um Sporting a todo o gás, marcando dois golos em 10 minutos. Quando muitos esperavam o início de uma goleada, a equipa do Sporting iniciou uma gestão do jogo que lhe podia ter saido cara. O Sporting foi superior todo o encontro e teve inúmeras oportunidades para marcar, mesmo sem meter o pé no acelerador. Acontece que num lance fortuito, mas também de inspiração de Lucas Evangelista, o Estoril conseguiu reduzir a desvantagem.
E quando já se esperava o apito final, o VAR trouxe de novo a emoção ao jogo. E que emoção! Em dois minutos o estádio respirou de alívio, decepcionou-se, quase que desfaleceu e acabou a vibrar de forma efusiva. Dois lances muito bem analisados pelo vídeo-árbitro que são uma vitória para quem se bate pelo mesmo e pela verdade desportiva.

Lances Polémicos

Cotovelada de Battaglia a Kleber


Numa bola dividida, Battaglia vai a recuar e no momento de salto acabar por dar um cotovelada em Kléber. Não me parece que tenha existido intenção, mas Battaglia foi imprudente. Já vi amarelos por menos, assim como já vi lances piores que não foram sancionados. No início do jogo, existiram alguns lances de parte a parte que poderiam ser para cartão amarelo, mas o árbitro preferiu falar com os jogadores. Entende-se e no fim até deu resultado pois o árbitro foi coerente no decorrer do jogo.

Falta sobre Kléber na área?



Não existe falta nenhuma. Os dois jogadores tentam chegar à bola e um deles cai.


Penalty sobre Bas Dost


Bas Dost é efectivamente puxado dentro da área. É um lance dividido e admito que o árbitro, em jogo corrido, não tenha a percepção de que a acção do defesa foi determinante na jogada. De qualque maneira, até posso aceiter este erro do árbitro. No entanto, ainda no dia anterior tinha havido um lance de muito menos gravidade e outro árbitro não teve dúvidas em assinalar penalty. Seria bom que existisse o mesmo critério.


Penalty sobre André Claro


Não existe falta. Na altura pareceu-me que o avançado se tinha desequilibrado, mas ao reclamar penalty mostrou que era simulação e merceu o cartão amarelo.


Golo anulado ao Sporting


Golo bem anulado a Bas Dost por fora de jogo de Piccini no início da jogada. Este é exactamente o tipo de lances em que o VAR é uma grande mais-valia.
O fiscal de linha não viu o fora de jogo e teve que ser o vídeo-árbitro a intervir.


Golo anulado ao Estoril


Um balde de água fria em Alvalade. A equipa do Sporting perderia 2 pontos no fim do jogo e no dia seguinte todos falariamos do erro grosseiro do fiscal de linha. Para além das consequências de quebra de confiança da equipa e possíveis efeitos nos jogos seguintes, no caso de virmos a ter um campeonado renhido, estes dois pontos poderiam ter um efeito de alterar a justiça desportiva. Isto já aconteceu no passado e agora com o VAR vai acontecer muito menos certamente. Mesmo com alguns problemas que ainda tem (e que acredito que possam ser resolvidos) o vídeo-árbitro é sempre uma mais-valia para o futebol e para a verdade desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário