sexta-feira, 2 de outubro de 2015

5a Jornada Sporting - Nacional

Sporting 1 - Nacional 0
21.9.2015
Árbitro: Fábio Veríssimo





O Sporting voltou às vitórias num jogo em que mereceu a vitória, mas num jogo muito marcado pela arbitragem. Houve erros para os dois lados e alguns foram, na minha opiniao, absurdos. O Nacional nao atacou basicamente e no fim o Sporting foi um justo vencedor.

Lances polémicos

Penalty sobre Ruiz

Não há volta a dar. O jogador do Sporting foi ceifado depois de uma tentativa de corte falhada por parte de Zainadine. Zainadine ainda toca ao de leve na bola, mas parece-me penalty indiscutível.

Expulsão do jogador do Nacional

Expulsão ridícula do jogador Sequeira. A primeira falta é efectivamente falta e o amarelo aceita-se pelo possível perigo que da jogada resultaria. O segundo é simplesmente um erro clamoroso do árbitro. Sequeira faz carga de ombro a Slimani que perde o equilibrio e cai. Jogada legar na minha pinião e acho que depois de ver as imagens não pode haver outra interpretacão.
Quando vi a jogada da primeira falta e a reacão do jogador do Nacional, achei que eu, se fosse árbitro, ficava pior que estragado com aquela atitude de gozo de um jogador. Quando vi aquele segundo amarelo não pude deixar de pensar que foi como retaliacão pela atitude de gozo do jogador.
Neste caso, um árbitro vídeo poderia nformar o árbitro que a decisõ estava errada.

Mão na área do Nacional


Mão clara de Zainadine na área do Nacional e penalty por marcar para o Sporting. Já vi este ano penalties marcados por muito menos. Neste caso nem há hipótese. O braco de Zainadine corta a bola que vai na direccão da baliza. E nem se precisa de repeticão. É visível logo na primeira imagem.
Seria ainda o segundo cartão para Zainadine e expulsão.

Falta sobre Gelson na área do Nacional


O jogador do Nacional fica parado e Gelson em velocidade bate contra este. Pode-se dizer que o jogador desitiu da bola e ao parar causa a queda de Gelson, mas na minha opinião não há falta. O jogador não é obrigado (e neste caso nem conseguia) a sair da frente e deixar o atacante passar. Não acho que seja falta, mas pedir cartõ para Gelson por simulacão ou é estupidez... ou é estupidez. Quer dizer... ninguém pode duvidar que houve contacto ou se este foi suficiente para fazer o jogador cair. Bem mostrado o cartão ao defesa por protestos.

Num jogo com erros graves de arbitragem, ambas as equipas terão razões de queixa e qual a mais prejudicada será sempre motivo de discussão. Se ao Sporting roubaram dois penalties claríssimos e perdoaram a expulsão a um defesa do Nacional, a verdade é que o Nacional também foi obrigado a jogar mais de metade do jogo com menos um jogador devido a um erro do árbitro.

Vídeo-árbitro? Talvez?

Sem comentários:

Enviar um comentário