segunda-feira, 24 de agosto de 2015

2a Jornada Marítimo - FC Porto

Marítimo - FC Porto
22.08.2015


Logo a seguir ao empate do Sporting, o Porto também não conseguiu chegar à vitória no jogo com o Marítimo. Mais uma vez não consegui ver o jogo, pelo que continuo sem ter uma opinião sobre o real valor da equipa do Norte.
Quando comecei a ver o resumo, já depois de ter lido algumas crónicas ao jogo, estava à espera de ver um jogo sem casos de arbitragem. No entanto, há dois lances que acho que merecem destaque.

Falta de Maicon ou simulacão de Fransérgio


Dou o benefício da dúvida ao árbitro. Acho que Maicon já não seria capaz de evitar o contacto. Se o Fransérgio tivesse tentado correr para alcancar a bola iria tocar na perna esticada do Maicon e seria falta. Mas o Fransérgio salta antes do contacto e deixa ficar o pé. Na minha opinião tentou "cavar" uma falta que ainda nõ tinha acontecido. Foi tão teatral que, apesar do contacto, entendo que o árbitro assinale simulacão e mostre o respectivo amarelo.
No seguimento do lance Maicon empurra o jogador do Marítimo e já vi, pela mesma razão, jogadores levarem amarelo e até vermelho. O jogador do Marítimo também reagiu mal e toca no pescoco de Maicon, que aproveitou para simular que tinha sido agredido. Mete-me nojo os jogadores que mal são tocados e parece que levaram com um taco de baseball no dentes.

Marega cai na área e reclama penalty

Imagino que hajam opiniões diferentes. Numa disputa de bola, se o defesa toca na bola antes de existir o contacto com o adversário, normalmente não é considerado falta. Digo normalmente porque neste caso acho que é falta e penalty. O jogador do Porto faz um tackle e consegue, efectivamente, tocar na bola. O problema é que não a consegue afastar, dando hipótese ao jogador do Marítimo de ainda continuar a jogada. Nesse momento, o jogador do Porto faz outro movimento com as pernas e derruba o jogador do Marítimo. Penso que tem que ser penalty. Aquele segundo movimento já não atinge a bola e atinge apenas o jogador atacante. Seja intencional ou apenas um inocente espasmo, a verdade é que essa accão não permitiu ao jogador do Marítimo seguir com a jogada.


Sem comentários:

Enviar um comentário