domingo, 30 de agosto de 2015

3a Jornada Académica - Sporting

Académica - Sporting
30.08.2015
Árbitro: Bruno Esteves



"Bem, este vou ter que o comentar antes do fim do jogo. Aquilo que se está a ver neste jogo é o exagero da vergonha. Eu nem sei que palavra usar para um espectaculo destes. Num jogo em que estavamos a dominar completamente, o árbitro inventou um jogo para a Académica."

Isto foi o que escrevi ainda durante o jogo. O Sporting entrou a mandar no jogo, a mostrar que queria pôr a derrota em Moscovo para trás das costas. O jogo comecou da melhor forma com o golo de Carlos Mané. O Sporting continuou a atacar e até chegar ao segundo golo por Slimani aos 23 minutos teve mais algumas oportunidades.
Com o jogo completamente controlado, uma falta não assinalada a meio campo cria uma jogada da Académica, cortada sem dificuldades por Adrien Silva. Com uma decisão impossível, desastrada, criminosa, ou lá o que quiserem chamar, ao marca um penalty, o árbitro deu à Académica a possibilidade de marcar um golo que a manteve no jogo. Uma vergonha, pois Adrien apenas corta apenas a bola e quem promove o contacto é o jogador da académica.

O Sporting continuou a dominar e a criar chances, mas não marcou até ao intervalo. Mesmo antes do intervalo Slimani é carregado na área. Penalty por marcar, mais uma vez a prejudicar a mesma equipa. Jorge Jesus é expulso na sequência do lance por protestar a decisão do árbitro. Pelo menos um jogo do castigo. Provavelmente mais. Não sei o que o treinador disse ao quarto árbitro, mas aquilo que qu teria dito dava para pelo menos um mês de suspensão e talvez queixa na polícia. Só espero para saber qual o castigo ao árbitro. Porque tem que have suspensão de tal corrupto, vigarista, incompetente. Seja lá o que ele seja, tem que haver consequências.

Ao intervalo, voltou a conversa de que o Sporting se pôs a jeito por "só" ter marcado 2 golos. Esta conversa mete nojo. Quer dizer que, porque o Sporting só marca dois golos nas inúmeras oportunidades, aceita-se que o árbitro possa alterar completamente a justica do resultado.

A segunda parte comeca com um fora de jogo mal tirado à Académica que deixava um jogador isolado. Durantes os primeiros 15 minutos da primeira parte a Académica tentou chegar-se mais à frente, sem no entanto ter criado muito perigo.
A partir da hora de jogo o Sporting voltou a dominar e aos 66 minutos um remate de Mané é defendido com a mão por parte de um jogador da Académica dentro da área. Penalty que Adrien nõ conseguiu converter ao rematar ao poste.
O domínio do Sporting continua e aos 80 minutos Slimani é puxado na área. Penalty claro e segundo cartão amarelo para o jogador da Académica. Desta feita, Aquilani a não perdoar e a marcar o terceiro golo da turma de Lisboa.

Resultado justo na vitória do Sporting, mas que podia ter sido por números mais elevados.

Lances polémicos

Penalty para a Académica

É difícil aceitar este tipo de "erros". Adrien limpa a jogada sem falta alguma e, de alguma forma, o árbitro (parece que por indicacão do auxiliar) marca penalty e mostra amarelo a Adrien, que o condiciona o resto do jogo. Esta decisão tem mais influência do que apenas o golo da Académia (como se um golo tivesse pouca influência). Permitiu que a Académica se manivesse no jogo, quando estava a ser completamente dominada e o jogo do SPorting parecia destinado a dar mais frutos.

Falta sobre Slimani na área

Mais uma má decisão, mais uma mês a prejudicar os mesmos. Incrível como o critério mudou em 10 minutos, com a agravante de que, desta vez, o contacto foi provocado pelo defesa e não pelo atacante. Tanto o árbitro como o fiscal de linha têm obrigacão de ver. O jogador da Académica toca de facto na bola, mas com a outra perna derruba Slimani impedindo-o de tentar ir buscar a bola. O facto de este ainda ser capaz ou não de dominar a bola dentro de campo só seria relevante na decisão sobre qual o cartão a mostrar ao jogador da Académica.
No seguimento do lance, Jorge Jesus é expulso por palavras. Não sei o que disse, mas imagino que tenha dito alguma coisa grave e que se adeque a expulsão. Eu tinha dito provavelmente muito pior. Porque as pessoas gostam de futebol e um incompentete está ali a estragá-lo.

Fora de jogo mal tirado à Académica

Decisão errada do fiscal de linha. O jogador da Académica está metros em jogo. Algumas dúvidas em relacão à posicão de um jogador dos estudantes, mas nunca do jogador que se fez ao lance

Penalty por mão do jogador da Académica

Penalty claro. O jogador da Académica vira-se de costas, mas abre os bracos com intencão de cortar a bola. Incrivelmente, ouvi pessoas ontem a dizer que não é penalty, mas então agora pode-se defender com os bracos desde que se esteja de costas? Ou já agora, se se fechar os olhos? Desculpem lá aqueles que possam ter opinião diferente, mas é estupidez dizer que não é penalty.

Penalty por puxão a Slimani

Puxão dentro da área que não permite Slimani correr em direccão à bola. Penalty óbvio, bem como segundo amarelo e expulsão.

Existirão sempre lampiões, tripeiros ou lagartos. Aqueles adeptos que não conseguem de forma alguma ser imparciais. Só conseguem ver com óculos e filtros das suas cores. Esses adeptos também fazem parte do futebol, mas não me parece que venham a ter um papel importante na melhoria do futebol. A primeira coisa que tem que haver é uma consciencializacão de que para o futebol evoluir de forma justa, temos de ser justos nas nossas apreciacões. Não digo pormos de lado o nosso clubismo (eu, por exemplo, não consigo fazê-lo completamente), mas ver quando algo realmente está mal e tm de ser melhorado.

Não consigo saber o que causou aquilo que se passou no jogo. Quando vi o árbitro marcar o penalty contra o Sporting numa falta inexistente e perdoar um penalty claro minutos depois, pensei logo que só podia ser premeditado. Um género de retribuicão pela posicão do Sporting em relacão à arbitragem no seu formato actual e a defesa da utilizacão de novas tecnologias para auxiliar os árbitros. Aqueles erros foram por demais evidentes. No entanto, na segunda parte, a actuacão do árbitro já não me pareceu tão má. Tirando talvez alguns fora de jogo, não houve grandes polémicas. O que se passou ao intervalo? O árbitro fez de propósito, mas não continuou com aquela vergonha por ser demasiado evidente? O árbitro tem qualidade, viu que esteve mal e decidiu estar mais atento e dessa forma melhorar? Bebeu a pocão mágica do druida do Axtérix e ficou com superpoderes arbitrais?
O que vai ficar para a história é só a vitória, justíssima do Sporting. Mas não pode passar em claro que em três jornadas, todos os jogos do Sporting estiveram envoltos em polémica e com importantes erros na arbitragem. E o Sporting foi efectivamente, quem mais sofreu com os erros. Dizer que a polémica é criada pelo Sporting porque fala muito dos árbitros é mais do tal lampionismo, tripeirismo ou lagartismo. É não se focar no essencial. Que é o facto de termos uma parte do jogo que altera (ou parece tentar alterar) a idea fundamental do jogo que é duas equipas enfrentarem-se e sair vencedora a melhor delas. Tem que haver discussão e sugestões. As únicas sugestões que tenho visto são as do Sporting. Que aparecam mais para que se possa discutir. Mas continuar como está não pode ser opcão



1 comentário: